sexta-feira, 15 de maio de 2015

Visual Basic

Boas! Pedimos desculpa por termos estado tantos dias afastados do nosso Blog! O 3º Período começou e estamos a trabalhar com o "Microsoft Visual Basic 2008", um dia destes vamos fazer um programa revolucionário!
Já fizemos calculadoras, calculadoras de áreas, calendários, entre muitas outras coisas bonitas.

Até já :)

Vídeo e Som

No âmbito do que trabalhamos acerca do som e do vídeo, fizemos dois trabalhos finais. Um para cada área.
Deixamos aqui o resultado. Esperemos que gostem! :)


Som:



Vídeo:

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ada Lovelace

Ada Augusta Byron King, nasceu a 10 de dezembro de 1815, atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa e hoje é principalmente reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Charles Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.
Na juventude, os seus talentos matemáticos levaram a uma relação de trabalho e de amizade com o colega matemático britânico Charles Babbage. Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Federico Menabrea sobre o motor, e complementou com um conjunto de sua própria autoria, que ela chamou de Anotações. Essas notas, continham um algoritmo criado para ser processado por máquinas, o que muitos consideram ser o primeiro programa de computador. Ela também desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números.


Programação

A programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação.
Ao nível das operações de processamento e armazenamento interno de um sistema de informação, temos:

Operações de cálculos aritméticos;
Operações de decisões lógicas;
Operações de repetição;
Operações de leitura e/ou escrita em memória;
...

Assim, a escrita de programas de computador, independentemente da linguagem utilizada, orienta-se para estes diferentes tipos de operações.

A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objetivos corresponde àquilo a que se chama algoritmo.
Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas. Mas, existem outros modos de especificação que são o fluxograma e o pseudocódigo.

  • Fluxograma – conjunto de esquemas gráficos que representam a sequência de um programa utilizando símbolos.
  • Pseudocódigo – linguagem artificial que descreve os passos necessários à resolução de um problema.
Escrever um programa de computador é, essencialmente, traduzir um algoritmo (ou conjunto de algoritmos interligados) para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador. Para se escreverem programas de computador foram inventadas linguagens de programação.
Uma linguagem de programação é um sistema de escrita para enunciar as operações a executar por um computador.

As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
  • Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina.
  • Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.


Fonte: Apontamentos fornecidos pela Professora Lurdes Lopes

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Exemplo de Vídeo

Depois de criado o nosso primeiro vídeo no youtube, vamos partilhar com vocês! Muito simples, mas é um começo :)



quarta-feira, 8 de abril de 2015

Boas Vindas

Olá caros leitores,

Esperamos que tenham tido uma excelente e descansada Páscoa!
Passadas as férias, estamos de volta para continuar a estudar o tema: "Som".

Espero que nos continuem a acompanhar... Pois é o nosso último período do 12º ano e vamos esforçar-nos para fazer excelentes trabalhos e tirar ainda melhores notas!!!

Até já! :)

sexta-feira, 20 de março de 2015

Boa Páscoa

Caros visitantes, o 2º período está a terminar e vamos entrar em férias. Assim terminamos um trimestre muito produtivo, em que aprendemos muito no Photoshop, o que nos será muito útil no futuro. Desejamos a todos vós uma excelente Páscoa, com muitas amêndoas e felicidade!
Até já :)

sexta-feira, 13 de março de 2015

Som

Iniciamos esta semana uma nova subunidade, o Som.
Assim, vamos responder a algumas perguntas para entenderem melhor o que estamos a estudar.

O que é o som?
O som é uma onda longitudinal e apenas se propaga em meios materiais. O meio de propagação mais usual é o ar, mas também pode ser qualquer outro gás, líquido ou sólido.
Na sua propagação, a onda sonora apenas faz com que as partículas vibrem em torno da sua posição de equilíbrio, não as movendo. Assim concluímos que o som é o resultado de uma vibração que se transmite num meio de propagação, originando uma onda sonora.
O som tem frequência compreendida na faixa entre os 20 e os 20 000 hertz.


O que é o áudio digital?
O som é representado por uma sequência de amostras, regularmente espaçadas no tempo. Essas amostras são representadas numericamente, em formato digital. Este formato consiste num código, chamado código binário, em que os números são representados sob a forma de uma sequência de bits.


Qual é a diferença entre ficheiros de áudio digital que podem, ou não, ser comprimidos?
Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado.
A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.
Os ficheiros de áudio comprimidos permitem reduzir a quantidade de informação armazenada, utilizando para isso, algoritmos como o MPEG, o MP3, entre outros.

Formatos de Compressão Sem Perdas:




Formatos de Compressão Com Perdas:



Formatos Não Comprimidos:



quarta-feira, 11 de março de 2015

Trabalho Final - Photoshop

Aqui ficam os nossos trabalhos finais do 2º período!


Rafael:

Alteração:

Recuperação:



Pedro:

Recuperação:

Alteração:


E ainda o nosso projecto sobre a menina a ler, que foi feito em conjunto:

Imagem Original


Imagem Alterada

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Photoshop - Continuação

Aqui ficam alguns trabalhos que temos feito no Photoshop ultimamente. Os próximos são os trabalhos finais do segundo período, onde teremos que fazer a restauração de uma imagem, e a composição de duas imagens: uma onde teremos que utilizar elementos de diferentes imagens, criando apenas uma imagem e ainda uma composição de uma imagem sobre a "menina a ler", uma estátua que se encontra na entrada da nossa escola.


Antes

Depois




Antes

Depois

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Photoshop, o início

Olá caros visitantes. Ficam aqui alguns trabalhos que temos feito no Photoshop, esperemos que gostem. É um programa fantástico, cheio de ferramentas diversificadas, e dá para fazermos coisas que nunca imaginávamos que fosse possível fazer no computador.





sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Corel Draw - Continuação

Depois de algumas semanas sem internet, podemos finalmente publicar mais alguns trabalhos que fizemos no Corel nos últimos tempos!

Na tentativa de realizar um logotipo para o jornal da nossa escola "O Broas", fizemos primeiro o trabalho que se encontre em cima. Depois de analisado, não gostamos do resultado final, visto parecer mais um logotipo de uma padaria do que um jornal. Assim, realizamos um trabalho que, embora não esteja mal, não ficou tão original como desejávamos. O motivo foi o tempo reduzido que tivemos para realizar este segundo logotipo. Aqui fica:




Fica também um trabalho que realizamos, que tinha como tema "A Língua Portuguesa".