Ao nível das operações de processamento e armazenamento interno de um sistema de informação, temos:
Operações de cálculos aritméticos;
Operações de decisões lógicas;
Operações de repetição;
Operações de leitura e/ou escrita em memória;
...
Assim, a escrita de programas de computador, independentemente da linguagem utilizada, orienta-se para estes diferentes tipos de operações.
A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objetivos corresponde àquilo a que se chama algoritmo.Operações de cálculos aritméticos;
Operações de decisões lógicas;
Operações de repetição;
Operações de leitura e/ou escrita em memória;
...
Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas. Mas, existem outros modos de especificação que são o fluxograma e o pseudocódigo.
- Fluxograma – conjunto de esquemas gráficos que representam a sequência de um programa utilizando símbolos.
- Pseudocódigo – linguagem artificial que descreve os passos necessários à resolução de um problema.
Uma linguagem de programação é um sistema de escrita para enunciar as operações a executar por um computador.
As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
- Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina.
- Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.
Fonte: Apontamentos fornecidos pela Professora Lurdes Lopes
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