Assim, vamos responder a algumas perguntas para entenderem melhor o que estamos a estudar.
O que é o som?
O som é uma onda longitudinal e apenas se propaga em meios materiais. O meio de propagação mais usual é o ar, mas também pode ser qualquer outro gás, líquido ou sólido.
Na sua propagação, a onda sonora apenas faz com que as partículas vibrem em torno da sua posição de equilíbrio, não as movendo. Assim concluímos que o som é o resultado de uma vibração que se transmite num meio de propagação, originando uma onda sonora.
O som tem frequência compreendida na faixa entre os 20 e os 20 000 hertz.
O que é o áudio digital?
O som é representado por uma sequência de amostras, regularmente espaçadas no tempo. Essas amostras são representadas numericamente, em formato digital. Este formato consiste num código, chamado código binário, em que os números são representados sob a forma de uma sequência de bits.
Qual é a diferença entre ficheiros de áudio digital que podem, ou não, ser comprimidos?
Os ficheiros de áudio digital podem assumir os formatos não comprimidos ou comprimidos, resultando ficheiros diferentes em tamanho e qualidade do áudio gravado.
A compressão de ficheiros de áudio tem como objectivo reduzir o tamanho de armazenamento, de modo a ficar com qualidade semelhante.
Os ficheiros de áudio comprimidos permitem reduzir a quantidade de informação armazenada, utilizando para isso, algoritmos como o MPEG, o MP3, entre outros.
Formatos de Compressão Sem Perdas:
Formatos de Compressão Com Perdas:
Formatos Não Comprimidos:
Sem comentários:
Enviar um comentário