Ergonomia de Concepção:
Permite agir precocemente sobre uma máquina, local de trabalho e até mesmo sobre uma fábrica inteira na definição de como serão implantados os sistemas de modo a melhorar o ambiente de trabalho para o trabalhador;
Ergonomia de Correcção:
Corresponde directamente as anomalias que se traduzem por problemas de segurança e no conforto do trabalhador ou na insuficiência da produção, em qualidade e em quantidade.
Diversos problemas podem surgir quando não são usados ferramentas adequadas as características de cada pessoa. Existem vários itens que devem ser ajustados a cada pessoa:
Cadeira:
Deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, da mesma altura do teclado. Precisa estar posicionado exactamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada.
Mesa:
Deve ter regulação independente de altura para monitor e teclado. Deve medir aproximadamente 75 cm de altura, mas o teclado tem de estar a 68 cm, na altura do cotovelo.
Vídeo:
A parte superior deve estar a altura dos olhos, a uma distância mínima de um braço, de modo a manter a cabeça na posição vertical.
Teclado e rato:
Quando usar o rato, movimente o braço inteiro, e não somente o punho. Deve-se sempre procurar manter um apoio para o braço e para os punhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário