quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Codificação de Caracteres


Padrões de Codificação de Caracteres


Um padrão de codificação é um  relacionamento entre um conjunto de caracteres e um conjunto de outra coisa, como números, com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computador e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Alguns exemplos de formas de representação são:

  • ASCII
  • EBCDIC;
  • ISO Latin and ANSI


ASCII


Uma dos sistemas de codificação de caracteres existentes é o Código Padrão Americano de Intercâmbio de Informação.
ASCII é um sistema baseado no alfabeto inglês. Utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles fazem sentido apenas na língua inglesa, por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos.
A tabela ASCII foi criada com o intuito de formar um padrão que pudesse ser utilizado em todos os computadores, para facilitar a comunicação e a troca de dados entre estes.


Código Unicode

O Unicode é um código que define todos os caracteres da maior parte das línguas do Mundo. Permite utilizar conjuntos até 4 bytes para codificar os caracteres, sendo mais extenso que a tabela de ASCII.
Os códigos disponibilizados pela Unicode codificam, entre outras, caracteres acentuados, símbolos de pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos gráficos, por exemplo, estrelas e outras formas.
O seu sucesso em unificar conjuntos de caracteres levou a um uso amplo e predominante na internacionalização e localização de programas de computador. O padrão foi implementado em várias tecnologias recentes, como sistemas operacionais modernos.
O Unicode define, então, uma correspondência entre símbolos e números.


Sem comentários:

Enviar um comentário