sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tipos de Fontes e Letras

Fonte tipográfica:

Uma fonte tipográfica é um padrão ou variedade caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou forma e, por vezes, com o mesmo tamanho.


Tipos de fontes bitmapped:


As fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis e, por isso, ao serem ampliadas, perdem qualidade. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.




As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas. Podem ser ampliadas sem perder a sua qualidade. As três fontes escaladas são: Type 1, TrueType e OpenType.





quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Nomes em ASCII

ASCII Generation (Fonte - weird)


 http://www.network-science.de/ascii/ 

Código ASCII


http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp

Codificação de Caracteres


Padrões de Codificação de Caracteres


Um padrão de codificação é um  relacionamento entre um conjunto de caracteres e um conjunto de outra coisa, como números, com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computador e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Alguns exemplos de formas de representação são:

  • ASCII
  • EBCDIC;
  • ISO Latin and ANSI


ASCII


Uma dos sistemas de codificação de caracteres existentes é o Código Padrão Americano de Intercâmbio de Informação.
ASCII é um sistema baseado no alfabeto inglês. Utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles fazem sentido apenas na língua inglesa, por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos.
A tabela ASCII foi criada com o intuito de formar um padrão que pudesse ser utilizado em todos os computadores, para facilitar a comunicação e a troca de dados entre estes.


Código Unicode

O Unicode é um código que define todos os caracteres da maior parte das línguas do Mundo. Permite utilizar conjuntos até 4 bytes para codificar os caracteres, sendo mais extenso que a tabela de ASCII.
Os códigos disponibilizados pela Unicode codificam, entre outras, caracteres acentuados, símbolos de pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos gráficos, por exemplo, estrelas e outras formas.
O seu sucesso em unificar conjuntos de caracteres levou a um uso amplo e predominante na internacionalização e localização de programas de computador. O padrão foi implementado em várias tecnologias recentes, como sistemas operacionais modernos.
O Unicode define, então, uma correspondência entre símbolos e números.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Representação Digital dos Dados

Conversão de Números Decimais para Números Binários
Para convertermos os números decimais para binários, realizamos sucessivas divisões de 2 em 2.
A seguinte imagem explica bem o conceito:

No final, o número binário forma-se com o último quociente, seguido de todos os restos obtidos nas divisões, de forma inversa.


Conversão de Números Binários para Números Decimais
Para convertermos de números binários para números decimais, dado um número binário, multiplicamos cada digito por 2, elevando o último a 2. O dígito seguinte irá ser elevado à potência anterior +1. Para melhor compreensão:



Grandezas Informáticas
As informações de um computador precisam de ser armazenadas, e quando o fazemos utilizamos as unidades de grandeza para medir todas essas informações.
Aqui fica uma tabela com as unidades de medida referentes ao armazenamento de arquivos:

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Modos de Divulgação de Conteúdos Multimédia

De acordo com o modo de divulgação, ou seja, tendo em atenção a forma como são distribuídos, os conteúdos multimédia podem-se classificar em:
  • Online
  • Offline



Online:
Divulgação online significa a disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada através de:
Rede local, conjunto de redes, monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.






Offline:
A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são o CD e o DVD.



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tipos de Media

Existem variados tipos de media, quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.

Existem dois tipos de media, o tipo estático e o tipo dinâmico:





Tipo dinâmico:
Abrange elementos que necessitam do tempo, isto é, reproduzem-se continuamente à medida que o tempo passa;



Tipo estático:
É constituído por elementos que permanecem estáticos ao longo do tempo;



Já quanto à sua origem podemos dividi-los em duas sub-categorias:


Capturados:
Os capturados são aqueles que resultam da recolha do exterior para o computador, através de dispositivos, por exemplo o scanner, a câmara digital e o microfone (fotografia, vídeo e áudio);




Sintetizados:
São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, como é o caso dos textos, gráficos, animações, entre outros.





Conceito de Multimédia

Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada:

  • Som
  • Fotografia
  • Vídeo
  • Animação
  • Gráficos
  • Textos

O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, armazenar e pesquisar conteúdos. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ergonomia Informática

Ergonomia é a disciplina científica relacionada com o entendimento das interacções entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica métodos para projectar algo de modo a optimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projecto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Ergonomia de Concepção:
Permite agir precocemente sobre uma máquina, local de trabalho e até mesmo sobre uma fábrica inteira na definição de como serão implantados os sistemas de modo a melhorar o ambiente de trabalho para o trabalhador;
Ergonomia de Correcção:
Corresponde directamente as anomalias que se traduzem por problemas de segurança e no conforto do trabalhador ou na insuficiência da produção, em qualidade e em quantidade.

Diversos problemas podem surgir quando não são usados ferramentas adequadas as características de cada pessoa. Existem vários itens que devem ser ajustados a cada pessoa:
Cadeira:
Deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, da mesma altura do teclado. Precisa estar posicionado exactamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada.
Mesa:
Deve ter regulação independente de altura para monitor e teclado. Deve medir aproximadamente 75 cm de altura, mas o teclado tem de estar a 68 cm, na altura do cotovelo.
Vídeo:
A parte superior deve estar a altura dos olhos, a uma distância mínima de um braço, de modo a manter a cabeça na posição vertical.
Teclado e rato:
Quando usar o rato, movimente o braço inteiro, e não somente o punho. Deve-se sempre procurar manter um apoio para o braço e para os punhos.