sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Formatos de Ficheiros de Imagem Bitmap e Vetorial

Bitmap:


  • BMP
O formato de arquivo BMP, também conhecido como arquivo de imagem bitmap, é um formato de arquivo de imagem raster, usado para armazenar imagens digitais de bitmap, independentemente do dispositivo de exibição.
Este formato de arquivo é capaz de armazenar imagens digitais 2D, diferentes alturas e resoluções, tanto a preto e branco como a cor, em várias profundidades de cor e, opcionalmente, com compressão de dados.

  • GIF
O formato GIF gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores. Há, no entanto, uma característica que faz o formato GIF ser conhecido até os dias de hoje: tem a capacidade de suportar animações. Em outras palavras, o GIF passou a permitir a inserção de uma sequência de imagens em um único arquivo. Assim, quando um GIF nesta condição é exibido, cada uma das imagens inseridas é mostrada seguindo uma ordem, dando ao usuário a sensação de movimento.



O formato GIF ainda tem outro diferencial: é capaz de permitir um efeito conhecido como fundo transparente. Isso significa que um arquivo GIF pode ter áreas da imagem que assimilam a cor do local onde está sendo exibido, como se fosse, de fato, uma transparência.

  • JPEG
O formato JPEG é um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens.
Este formato é capaz de trabalhar com quase 16,8 milhões de cores (24 bits). Essa característica, aliada à capacidade de compressão que reduz o tamanho dos arquivos, faz do formato uma excelente opção para a distribuição de imagens fotográficas, tanto que o formato é muito utilizado para a geração de fotos em câmeras digitais. Isso porque, mesmo havendo perda de qualidade, esta ocorre de maneira pouco ou nada perceptiva, desde que, é claro, não haja "abuso" do uso de compressão nem salvamentos frequentes.

  • PDF
É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos, como ODF, DOC e imagens, como Jpeg e PNG. No entanto, a qualidade do foco gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, pode variar de acordo com o formato do arquivo matriz, a partir do qual o PDF foi criado.

  • PNG
O formato PNG, sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes.
O seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF.
O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão conhecido: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. No entanto, existe uma grande diferença: suporta milhões de cores, não apenas 256.

  • TIFF
O formato TIFF é muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.
Este formato oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.
Um detalhe interessante é que o formato TIFF suporta o uso de camadas, isto é, pode-se utilizar versões diferenciadas da imagem a ser trabalhada em um único arquivo.


Vetorial:


  • CDR
O formato CDR é principalmente utilizado para desenhos vetoriais gráficos. É desenvolvido pela Corel Corporation, e pode ser trabalhado no programa CorelDRAW.

Sem comentários:

Enviar um comentário