- BMP
Este formato de arquivo é capaz de armazenar imagens digitais 2D, diferentes alturas e resoluções, tanto a preto e branco como a cor, em várias profundidades de cor e, opcionalmente, com compressão de dados.
- GIF
O formato GIF ainda tem outro diferencial: é capaz de permitir um efeito conhecido como fundo transparente. Isso significa que um arquivo GIF pode ter áreas da imagem que assimilam a cor do local onde está sendo exibido, como se fosse, de fato, uma transparência.
- JPEG
Este formato é capaz de trabalhar com quase 16,8 milhões de cores (24 bits). Essa característica, aliada à capacidade de compressão que reduz o tamanho dos arquivos, faz do formato uma excelente opção para a distribuição de imagens fotográficas, tanto que o formato é muito utilizado para a geração de fotos em câmeras digitais. Isso porque, mesmo havendo perda de qualidade, esta ocorre de maneira pouco ou nada perceptiva, desde que, é claro, não haja "abuso" do uso de compressão nem salvamentos frequentes.
- PNG
O seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF.
O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão conhecido: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. No entanto, existe uma grande diferença: suporta milhões de cores, não apenas 256.
- TIFF
Este formato oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.
Um detalhe interessante é que o formato TIFF suporta o uso de camadas, isto é, pode-se utilizar versões diferenciadas da imagem a ser trabalhada em um único arquivo.
Vetorial:
- CDR